Vista de perto implante dentario

Implantes Dentários: Tudo que precisa saber

Muito ouvimos falar sobre implantes dentários, mas ainda há muitas dúvidas e mitos sobre os mesmos. Diversas pessoas ainda ficam receosas com o fato de necessitar deles, pois não conhecem todos os passos por completo.

O implante dentário é um tipo de estrutura, que será utilizada para suportar dentes postiços, para que seja possível renovar a saúde bucal do paciente e trazer diversos benefícios para o mesmo.

A perda dentária pode ser recorrente da idade ou por conta de doenças, e por isso, o implante é necessário para muitos. Mas, para que você saiba melhor sobre eles, como são feitos e funcionam, acompanhe o texto a seguir.

O que são implantes dentários?

Os implantes dentários são conhecidos também como próteses, que são cópias perfeitas de um ou mais dentes de um paciente, mas que possuem estruturas que costumam ser feitas de titânio, e que são aplicadas de forma cirúrgica no maxilar, logo abaixo da gengiva, para ter o funcionamento que as raízes dentárias naturais não são mais capazes de proporcionar.

Ou seja, são implantes aplicados para que a pessoas possam ter uma saúde bucal muito mais valorizada e otimizada, e que possa sorrir sem medo. Hoje, ter um implante dentário é muito comum e todas as técnicas de substituição são mais modernas que antigamente.

Quando é necessário fazer um implante dentário?

Um implante dentário é recomendado em alguns casos, como por exemplo a perda dentárias, total, parcial ou unitária, que pode ocorrer por diversos motivos, como por exemplo:

  • Desgaste natural dos anos
  • Problemas bucais
  • Acidentes e quedas
  • Câncer e doenças mais graves

Dependendo do caso, o implante dentário é feito até mesmo antes do problema começar a se agravar, para que seja mais fácil e até mesmo confortável para o paciente, porém tudo com supervisão e orientação profissional.

Benefícios dos implantes dentários

Quando há algo de errado com a nossa boca, nos sentimos desconfortáveis, pois nosso sorriso, querendo ou não, é nosso cartão de visita. Além disso, dependendo do problema que a pessoa possuir, seus dentes podem estar doendo e trazendo outras complicações.

Então, além de melhorar esteticamente nossos rostos e diminuir problemas, os benefícios dos implantes dentários também podem:

  • Trazer mais autoestima
  • Melhora na função mastigatória
  • Redução de incômodos e dores
  • Prevenção bucal

Ou seja, há muitas vantagens, que englobam tanto a nossa saúde, que é o elemento mais importante, até mesmo nossa estética.

Implante dentário e como é feito

O implante dentário é um processo feito de modo cirúrgico, pois os materiais serão integrados aos ossos, para que possam suportar os novos dentes. Então, para que seja possível fazer esse procedimento, você deverá fazer um longo acompanhamento com seu dentista, acompanhado de raios-x, tomografias, produção de moldes e medidas, escaneamento intraoral.

Para que possa receber os implantes, as suas gengivas devem estar perfeitamente saudáveis e seus ossos adequados, para que seja possível ter uma boa sustentação. E é por isso que as visitas ao dentista serão mais regulares, até que o processo se finalize.

Materiais para implante dentário

Implantes dentários devem ser aplicados em nosso organismo, e por isso, devem ser biomateriais, que são materiais sintéticos que podem ter contato com tecidos e fluídos sem efeitos nocivos.
Os mais utilizados são:

  • Metais e ligas metálicas (titânio alumínio e vanádio)
  • Zircônia

Eles possuem entre 3 e 6mm de diâmetro e um comprimento entre 5 e 16mm.

Já os dentes podem ser de:

  • Resina
  • Cerâmica

Todos devem ser totalmente resistentes e aguentar torções, puxões, compressões e pressões, além do desgaste natural e corrosões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima